terça-feira, 3 de março de 2009

BPM necessários/idade para queima de GORDURA. [Fórmula]






Não sei se todos sabem, mas para a queima de gordura, além da dieta, em termos de aeróbico, não é estritamente necessário correr que nem louco a velocidades extremas, seja em tiros ou contínuos.


Existe uma medida chamada de Limear Aeróbico, o que é?

É quando o corpo não consegue mais usar o glicogênio(glicose[carbo]+oxigênio) como fonte de energia primária, e parte para a gordura. Geralmente é no instante em que a respiração começa a dificultar, e não consegue mais falar enquanto caminha/corre. Bem, sem mais delongas, aí vai a fórmula geral de BPM necessário para atinjir o limear aeróbico.


BPM Necessário = (225 - IDADE) x 0,65


Exemplo p/ um indivído de 20 anos :
BPM = (225-20) x 0,65
BPM = 205 x 0,65
BPM ~ 133



Ou seja, aos 133 BPM, o indivíduo estará continuamente em um processo de lipólise, recomendo mantê-lo por no mínimo 30minutos.


Lipólise = Quebra de moléculas de gordura, lipo=gordura líse=quebra.


Se esta pessoa for além dos 133, ela estará iniciando um treino de CARDIO, que visa melhora dos sistema cardiovascular, respiratório e muscular. Exige mais nutrientes, e pode chegar a queimar, além de gordura, a massa magra. E p/ saber o BPM necessário para um bom treino de CARDIO, é só trocar o número 0,65 por 0,8.

Para medir o BPM (Batimentos Por Minuto), existe várias maneiras. Seja com os sensores em esteiras de academia, segurando-os, eles medem. Ou em relógio, onde se usa uma cinta. Ou um jeito bem menos eficiente, e na falta dos outros: é por a mão no pescoço, contar quantas batidas por um período de 15segundos, daí pega o número e multiplica por 4.

Poderiamos fazer algo bem mais profundo, mas aí exigiria muita escrita, então resumi bastante boa parte daquilo que poderia estar aqui explicando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário