quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nutrição







Nenhum programa de treinamento poderá alcançar sucesso se não for acompanhado de uma nutrição adequada e compatível com a fase do treinamento em que o atleta se encontra, independente do seu objetivo seja ganho de massa muscular, redução de gordura corporal, definição,etc.

Se adicionados todos os aspectos envolvidos no treinamento, a nutrição, como peça fundamental, pode chegar até a 60% em importância, segundo muitos especialistas.


Desta forma,todas as pessoas envolvidas em um programa de treinamento sério devem estar preparadas a dedicar muita atenção à alimentação. Isto envolve abandonar velhos hábitos alimentares, tais como comer excessivas quantias de frituras, chocolates, sorvete, bolos,etc ; além de envolver tempo e dinheiro para conseguir seguir com a dieta a sério. Um Fisiculturista por exemplo deve se alimentar muito freqüentemente com alimentos de qualidade e isto custa caro, portanto, se você quer crescer esteja preparado para gastar bastante com a conta do supermercado.

Ainda existem aqueles que treinam pesado , e com objetivo de aumentar a massa corporal, passam a comer excessivas quantidades de calorias, acabando por desenvolver uma boa massa muscular , porém encoberta por muito tecido adiposo subcutâneo, o que ,com roupa, talvez impressione, mas, de bermudão na praia, fica mais parecido com aquele boneco da Michellin que se vê em caminhão. Estas pessoas se esquecem de que um físico é muito mais expressivo se for definido, mesmo parecendo menor sob a roupa.

Nos Estados Unidos ( EUA) cerca de 40% das pessoas adultas são obesas. A obesidade além de ser desagradável no lado da estética, pode prejudicar sua saúde, ocasionando muitos problemas a curto e a longo prazo. A obesidade tem ligação com o desenvolvimento de doenças arteriais, coronárias, Hipertensão, diabetes, doenças pulmonares e ate certos tipos de câncer.

A musculação, ao contrário do que muitos imaginam, é atividade bastante útil para queimar calorias , tendo a característica de continuar a gastar altas taxas de calorias mesmo após ter cessado o treinamento, pois a volta à calma é gradual e lenta devido à grande necessidade de reparação tecidual, enquanto atividades aeróbicas, tais como corrida e natação, queimam caloria em maior quantia apenas durante a atividade, tendo uma redução de nível metabólico mais rápido.

Neste capítulo, iremos estudar os diferentes grupos de alimentos, o cálculo das necessidades calóricas, as dietas para ganho de peso e definição, dieta para perda de peso, etc.

Obs: Tudo o que for sugerido nesse capítulo de nutrição em termos de dieta é direcionado a pessoas aparentemente saudáveis e, mesmo assim, um programa de dieta totalmente direcionado às necessidades individuais de uma pessoa só pode ser prescrito por um nutricionista ou médico nutrólogo.


Uma Dieta Bem Balançeada !








Uma dieta bem balanceada deve conter quantidades adequadas de proteína, gordura, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Alguns Fisiculturistas se concentram no consumo de um grupo alimentar e se esquecem dos outros; como conseqüência não conseguem muitos ganhos ou ficam gordos. É o caso daqueles que consomem excessivas quantidas de carboidratos para ganhar peso, e ganham mais em gordura. Carboidratos são importantes, mas tem-se de saber quanto. Com uma dieta equilibrada é possível crescer com qualidade e não balofo. O Balofo depois tem de recorrer a dietas violentas de perda de peso, em caso de competição ou simplesmente por qurer ir à praia sem passar vergonha. Perderá então gordura, mas também boa parte da massa muscular conquistada com tanto sacrifício.

Um comentário:

  1. mt importantes essas informaçoes, sempre é bom saber sobre alimentaçao e como ter um corpo perfeito como tds desejam ne^^=

    ResponderExcluir