quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Que São Calorias ?





Uma caloria é uma unidade de medida definida, como a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau centígrado 1 Kg de água. Todos os alimentos, com exceção da água , dos minerais e das vitaminas comtêm calorias em diferentes quantidades. A quantidade de calorias é determinada com a utilização de um equipamento chamado calorímetro, onde a comida é queimada na presença de oxigênio e a quantidade de calor liberada é a medida precisa em quilocalorias, ou simplesmente calorias. A tabela abaixo relaciona a quantidade de calorias presentes nas diferentes categorias de alimentos.


Alimento X Quantidade Calórica



Carboidrato 4,1
Proteína 4,3
Gordura 9,3



Equilíbrio Energético = Quando a ingestão de calorias é igual ao gasto.


Equilíbrio Energético Positivo = Ocorre quando a ingestão é maior do que o gasto. Para cada 3.500 calorias(Kcal) em excesso, cerca de 1.0 quilo(Kg) de gordura será armazenado em forma de gordura no corpo.

Equilíbrio Energético Negativo= O oposto do positivo, ou seja, uma deficiência calórica de 3.500 Kcal provocará a perda aproximada de 1.0 Kg.


A necessidade diária de uma pessoa normal varia de 1.500 – 2.500 Kcal diários para homem , e 1.200-1.500 Kcal para mulher. Já um fisiculturista por exemplo que necessita de um enorme aumento de massa muscular em um pequeno período de tempo necessitam de muita mais calorias, eles chegam a consumir 4.000-5.000 , 7.000-10.000, uns até mais !

A necessidade calórica diária varia de acordo com o sexo, idade, tamanho corporal e é regulada por hormônios.

Existe o valor metabólico basal ( VMB) que é a menor quantidade de energia em quilocalorias que uma pessoa necessita para manter as funções metabólicas mínimas para a manutenção da vida e deve ser medida em condições ideais; a pessoa deve estar em repouso absoluto, em dieta e em condições ambientais ideais. Como este controle é difícil passou-se a utilizar o valor metabólico de repouso ( VMR) que é definido como a quantidade de energia necessária para manter o funcionamento fisiológico do organismo em estado de relaxamento, acordado e em posição ortostática ( em pé) .

Existem fórmulas complicadas para calcular o VMR, mas através de um cálcuro bem simples pode-se ter uma boa idéia das necessidades diárias básicas. Multiplica-se o peso corporal em quilogramas por 24.2 tratando-se de homens e por 22 tratando-se de mulheres.


Homens = 24.2 X Peso Corporal


Mulheres = 22.0 X Peso Corporal


Exemplo: Considerando-se um homem, cujo peso é de 78 Kg, qual será o seu valor metabólico diário aproximado ?R: 78 X 24.2 = 1887,6 Kcal ou cerca de 1888 Kcal arredondado.



Muitos profissionais ainda têm como mito a influência da composição corporal assumindo que pessoas com grande massa muscular teriam uma necessidade calórica significativamente maior em comparação com uma pessoa do mesmo sexo e peso, porém com mais tecido adiposo, considerando que músculo queima mais calorias do que gordura. Uma pessoa musculosa, como um fisiculturista por exemplo, tem um peso mt elevado e necessita de maior valores calóricos então o calculo do VMR dele será insignificante, tudo depende da necessidade calórica de acordo com o objetivo e tipo de treino que se esta sendo feito.


Se eu te disser que peso 120 kilos com 1,75 você irá pensar : “ Nossa que homem gordo” , nem sempre, fisiculturista chegam a ter essas medidas, porém um nível de gordura acumulado quase que zero, e muita massa magra( Músculos) e aquela famosa “barriga tanquinho”, então não julge o livro pela capa, o peso não está totalmente ligado a estar gordo ou magro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário