quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quais os benefícios de se praticar musculação?


Quais os benefícios tanto físicos como psicológicos ao se praticar musculação?







Com a musculação você muda o seu corpo, aumenta sua massa magra e reduz a massa gorda. Não só a musculação como qualquer exercício faz muito bem à saúde. Faz bem ao coração, corrige a postura, reduz risco de doenças como : colesterol, diabetes, obesidade, entre outras. Quando estamos praticando musculação (atividade física em geral), o nosso cérebro libera uma substância chamada endorfina, um neurotransmissor que dá sensação de bem-estar e prazer, melhorando o humor, enfim, por isso que quando fazendo algo que gostamos, nos sentimos bem e não queremos parar. É muito bom fazer musculação, mas o mais importante é não ficar sedentário!


Os benefícios são muitos :

Aumenta sua disposição, condicionamento físico, postura,etc. Em relação ao seu psicológico te traz tranqüilidade e disciplina. Mas os benefícios mais importante (são dois), estão ligados diretamente á saúde, prevenindo que você sofra daqui a 10 ou 20 anos :


  • O Mal do Século ... Coluna !!!

    A maioria dos problemas na coluna são originados por “ Musculatura Fraca” , todo o Peso/ Impacto/ Esforço vai prejudicar muito mais a sua coluna se você não tiver uma musculatura ( Local) enrrijecida, causando problemas futuros .

  • Osteoporose !!!

    Que atinge em maior número as mulheres, mas os homens também . Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, quem sofre maior stress ao sustentar ou levantar peso, não é o músculo, e sim a parte óssea, por isso praticar musculação vai “Fortificá-la” aos poucos e em grande importância. A Musculação estimula e aumenta a produção de células ósseas , deixando o osso mais “Forte” e prevenindo da osteoporose ( Perda de Massa Óssea ) .

.

Além disso, você começará a se relacionar melhor com as pessoas, aparecerão novas oportunidades, tanto na vida profissional quanto na pessoal, irá melhorar seu lado psicológico, auto – estima e confiança, bem – estar , etc .

Mas sem duvida, o principal fator que é sem dúvida viver com Saúde . Não apenas no corpo, na estética, mas terá um melhor condicionamento físico, Resistência, Maior imunidade à doenças e muitos outros pontos positivos que só irão somar e fazer de você uma pessoa feliz, melhor para a sociedade e melhor para você mesma !

Muitas pessoas estão insatisfeitas com o seu corpo, o gordo quer ficar magro, o magro quer engordar, o adolescente quer ganhar músculos , ficar “bombado”, etc. Ninguém nunca está satisfeito com seu corpo e ele sofre diversas mudanças ao longo da vida . Essa insatisfação com o corpo, com certeza altera toda sua vida , tanto pessoal, quanto amorosa , social e profissional , pois o bem – estar concerteza muda a pessoa e muda as pessoas a sua volta .

Só depende de você ter uma vida mais saudável e ser uma pessoa mais feliz com o seu corpo !




Lista De Benefícios Da Musculação :

-Sensação de tranquilidade e bem-estar;
-Melhorias da auto-imagem, do auto-conceito e da auto-estima;
-Melhorias na socialização e nos relacionamentos interpessoais;
-Melhoria da qualidade do sono;
-Melhoria em quadros de depressão e angústia;
-Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);
-Diminuição do nível de ansiedade , refletindo em alguns dos problemas de obesidade;
-Aumento do gasto calórico total diário, reduzindo e controlando a quantidade de gordura corporal (desde que acompanhada de uma dieta adequada);
-Melhoria da capacidade de resposta muscular em situações de perigo devido ao melhor condicionamento físico;
-Aumento de massa magra e enrigecimento muscular;
-Aumento da Força Muscular;
-Melhoria da Flexibilidade;
-Melhoria da Capacidade Aeróbica;
-Menor predisposição em desenvolver sintomas psicossomáticos, como úlceras -psicogênicas, impotência , anovulação , etc...;
-Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções oportunistas;
-Diminuição do risco de problemas cardíacos;
-Diminuição do risco de hipertensão;
-Diminuição do risco de problemas de colesterol e diabete.



Fonte: Apostila do Curso de Periodização de Treinamento Aplicada ao Personal Training - Eder Lima - Pós graduado em Treinamento Desportivo e Musculação pela UGF, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário