quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Como o pH Influencia na Dieta e no Corpo !



Seja qual for à dieta que você optar fazer, o alimento que você come tem de fornecer ao seu corpo as substâncias adequadas para o correto equilíbrio da química do seu organismo.

Se você tem problemas de saúde, apresenta excesso de peso ou obesidade, as chances são que você não está em equilíbrio de forma alguma. A típica dieta brasileira não ajuda muito com esse problema. Mesmo as dietas que são comumente consideradas saudáveis, podem ser indevidamente balanceadas.

A boa notícia é que você pode esquecer aquela história de ficar contando colesterol, calorias, gramas de gordura, carboidratos, etc, se você comer uma dieta equilibrada corretamente. Mas, de que é constituída uma dieta devidamente equilibrada?

Neste momento, é importante fazer uma breve recapitulação daquelas aulas de química que você deve ter faltado =)

Muitas pessoas conhecem os ácidos. Todo mundo já ouviu falar sobre chuva ácida, e quase todo mundo sabe que os ácidos são perigosos.

O oposto de ácidos são as bases, ou alcalóides. Estas substâncias alcalinas vão neutralizar os ácidos. De fato, se você misturar um ácido e uma base de igual força, você terá um novo líquido muito próximo de ser neutro. A forma de medir o quanto uma substância é ácida ou alcalina é usando a famosa escala denominada pH.

Acontece que o corpo humano gosta de trabalhar com um nível de pH especifico. Assim como todos temos uma temperatura corporal normal, temos também um pH normal para os nossos tecidos. Diferentes tecidos têm diferentes níveis de pH. Um dos mais importantes é o pH do sangue. O pH do sangue é ligeiramente alcalino.

O corpo é capaz de fazer muitos sacrifícios para manter esse nível de pH fixo, mesmo que para isso tenha que ignorar outros tecidos ou sistemas temporariamente.

O objetivo de qualquer regime de alimentação saudável é dar ao corpo alimentos que contenham um pH correto para que o pH do corpo possa se manter em equilíbrio.

Quando isso acontece, o corpo vai se desintoxicar a si próprio naturalmente. Além disso, com um pH devidamente equilibrado o corpo irá perder peso, como uma espécie de efeito colateral. Quando o corpo está fora de equilíbrio, ou excessivamente ácido, aumento de peso, doença crônica, alergias, câncer, doenças cardiovasculares e diabetes podem aparecer como resultado.

Esta demasiada acidez crônica no sangue corroe os tecidos do corpo. Além disso, pode-se dizer que a principal causa de doença e de todas as doenças é a ruptura do equilíbrio no corpo.





Com isso em mente, como é que uma pessoa entra em equilíbrio?



A fim de obter o equilíbrio, é necessário consumir em sua dieta cerca de 80% de alimentos alcalinos. Salada verde e legumes é um bom exemplo de alimentos alcalinos, assim como beterraba, brócolis e muitos outros vegetais.

Resumindo, um modo de vida alcalina é saudável e seguro quando feito corretamente.













Equilíbrio Alcalino / Ácido

Equilibrio Alcalino/Ácido, alimentos que formam acidez e alimentos que formam álcalis.

O equilíbrio alcalino ácido ocorre no sistema fluído dos organismos vivos, o que abrange por volta de 70% do peso do nosso corpo: 55% dos fluídos estão presentes nas células, 5% no sangue e 10% são os fluídos que envolvem as células.O pH é representado numa escala de 0 a 14, onde de 0 a 6,99 representa pH ácido, 7 é neutro e acima de 7 até 14 é alcalino.

O pH do sangue é 7,4, assim ele precisa ser mantido para preservar a nossa vida. Se o pH abaixa a 6,95, podemos entrar em coma e morrer, porque o coração relaxa e não pode bater. Se o pH sobe a 7,7, pode provocar mais espasmos, tetania, convulsões, etc. Investigação cientifica demonstra que a acidez é causa das doenças, quanto mais ácido o meio interno do organismo determinados microrganismo (vírus, bactérias, fungos, etc) podem proliferar desencadeando doenças. Um ambiente ácido disponibiliza menos oxigénio (O) nos sistemas, porque o excesso de hidrogénio (H+) produzido pelo sistema ácido reage com oxigénio, diminuindo dessa forma a produção de energia adequada ao funcionamento do organismo, levando-o à degeneração.

A hiperacidez é proveniente de um estilo de vida desarmonioso, stress e uma alimentação composta com grande parte de alimentos que produzem acidez. A ingestão, na maioria, de alimentos alcalinos na dieta é um grande aliado para diminuirmos a acidez do nosso corpo e equilibrarmos os sistemas do organismo. Os alimentos alcalinos são aqueles que criam uma condição alcalina no corpo por possuírem uma alta concentração de Na (sódio), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio) e Fe (ferro), enquanto os alimentos ricos em S (enxofre, P (fósforo), Cl (cloro) e I (iodo) são ácidos. No laboratório pode-se medir o grau de acidez ou alcalinidade do alimento.Uma alimentação composta com mais de 50% de alimentos ácidos podem ocasionar grandes riscos para a saúde, predispondo ao surgimento de doenças. O ideal seria uma alimentação com mais de 80% alimentos alcalinos e 20% ácidos, dando condições ao corpo de garantir a manutenção do equilíbrio alcalino-ácido.Os ácidos vão se acumulando nos tecidos e articulações ao longo dos anos intoxicam o organismo, sobrecarregam os órgãos de eliminação e, desta forma, desencadeiam processos de doenças.

Estes ácidos, muitos deles, vêem da digestão do alimento inadequado ao organismo. Estes ácidos atravessam a parede do intestino que perdeu sua funçaõ selectiva devido à reações alérgicas alimentares, permitindo a passagem dessas substâncias tóxicas para a corrente circulatória. Todo o empenho dos sistemas orgânicos está voltado para manter o pH tampão (7,4 no sangue) e nesta compensação os ácidos que chegam ao sangue são imediatamente retirados e depositados nos tecidos.




Alimentos que formam acidez:


-Açúcar branco e todos os produtos que contenham açúcar
-Açúcar mascavo
-Caldos de carne
-Carne de galinha e outras aves
-Carnes de todos os tipos
-Castanhas de caju, noz pecã-Cereais (trigo, arroz, cevada, trigo sarraceno e farinhas* de cereais)
-Extrato com carne
-Frutos do mar-Laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.)
-Leguminosas: feijões (azuki, preto, fradinho, mulato, soja, etc.), grão-de-bico, ---ervilhas secas, lentilhas.
-Nozes
-Ovos
-Pães, bolos, tortas, biscoitos
-Peixe
-Queijo
-Refrigerantes
-Sopas c/ carne
-Sorvetes





Relação de alimentos que formam álcalis:

Frutas:




-Abacate
-Abacaxi
-Ameixa seca
-Banana
-Cereja
-Damasco (seco ou fresco)
-Figo
-Framboesa
-Frutas da estação
-Goiaba
-Jaca
-Kiwi
-Laranja
-Limão
-Mamão
-Manga
-Melancia
-Melão
-Mexerica
-Morango
-Nectarina
-Passas
-Passas de banana
-Pêra
-Pêssego
-Pinha
-Pitanga
-Tangerina
-Uva




Vegetais:


-Abóbora
-Abobrinha
-Agrião
-Aipo
-Alface
-Alho poró
-Aspargo
-Batata Inglesa (c/ cas ca)
-Beldroega
-Beringela
-Beterraba
-Brócolis
-Caruru
-Cebola de Cabeça
-Cebolinha
-Cenoura
-Chicória
-Cogumelo
-Shiitake
-Couve
-Couve de Bruxelas
-Couve-Flor
-Dente-de-Leão
-Ervilha Verde
-Espinafre
-Feijão-Verde
-Jiló
-Maxixe
-Mostarda
-Nabo
-Nirá
-Pepino
-Pimentão
-Quiabo
-Rabanete
-Raiz de lótus
-Repolho
-Rúcula
-Taioba
-Tomate
-Vagem
-Cereal
-Algas
-Umeboshi
-Brotos
-Painço
-Noribroto de alfafa
-Aveia (em grão hidra- tada)
-Broto de Girassol
-Kombubroto de feijão
-Wakamebroto de moyashi
-Agar-Agarbroto de lentilha
-Chlorellabroto de trigo
-Hijiki
-Todas as sementes germinadas

2 comentários:

  1. eu tomo 300 ml de caldo de limão em jejum tds os dias, isso me possibilita um sangue alcalino???

    ResponderExcluir
  2. Com certeza,Cidinha. Vc quer dizer o suco de um limão em um copo de 300ml, certo? Tambem notei essa falha no texto. Ele coloca o limão na tabela de acidez como 2 e na lista de alcalinos tambem...mas nao fala dessa transformação . O mesmo qto ao leite, ele coloca como alcalino....mas fora isso, o texto explica mito bem a importancia e como funciona o equilibrio pH...parabens ao Thiago. ele te respondeu? abraço Luiz

    ResponderExcluir