sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tipos de Gorduras !






Muitos fisiculturistas e pessoas que desejam aprimorar a forma física tendem a evitar todo o tipo de gordura e óleos com receio de ficarem parecidos com o boneco da Michellin ( Se você ainda não o viu, ainda o verá). Gorduras vêm sofrendo uma grande discriminação há muito tempo, porém existem boas gorduras e más gorduras. A diferença entre as duas espécies é substancial e de grande importância para a saúde e para o músculo, por isso devem ser estudadas para sabermos diferenciar aquelas que irão nos trazer benefícios para nossa saúde !

As gorduras, também conhecidas como Lipídios, são substâncias químicas constituídas por Glicerol e ácidos graxos sendo encontradas nos alimentos de origem animal e vegetal. Os Ácidos Graxos são os constituintes principais das gorduras, sendo classificados de três formas diferentes: de acordo com o comprimento de sua ligação carbônica, o grau de saturação e a localização da primeira ligação saturada.



Gorduras Ruins : As chamadas gorduras saturadas, encontradas principalmente em produtos de origem animal , como carnes gordas, manteiga, creme e queijos(como nas fotos) contribuem para a obesidade , além disso, o principal dano à saúde é a sua contribuição para o colesterol alto e os altos níveis de triglicerídeos, que, por sua vez, causam doenças cardiovasculares.



Gorduras Boas : Mas também existem as gorduras boas, em particular os óleos mediterrâneos, inclusive o azeite extravirgem, o óleo de canola, os óleos de peixe ricos em ômega-3 e os óleos encontrados na maior parte das nozes. Essas gorduras não são ruins. Na verdade, são benéficas para nós. Ajudam a evitar enfartes e derrames e também auxiliam o metabolismo do açúcar e da insulina, proporcionando melhor controle do peso a longo prazo.


Classificando as Gorduras :

- Gorduras Saturadas = Como já sabemos são as gorduras ruins, elas tem a característica negativa de elevar o nível de Colesterol Plástico. Muito embora recentes pesquisas têm demonstrado que nem todas as gorduras saturadas têm este efeito negativo, ainda se enfatiza a redução do consumo de gorduras saturadas para um máximo de 10% de quantidade diária de gordura. Gordura animal, óleo de coco e gorduras hidrogenadas e parcialmente hidrogenadas(como a margarina) são alguns exemplos de gordura saturadas.

- Gorduras Monosaturadas = Estas gorduras são encontradas em óleo de oliva, óleo de amendoim e no abacate. Esta classe de gordura não afeta os níveis de colesterol plasmático, mas também não reduz, se ingerida em grande quantidade.

- Gorduras Polissaturadas = Esta categoria de gordura é encontrada em óleos vegetais, sendo conhecida pela capacidade benéfica de reduzir os níveis de colesterol plástico.

- Gorduras Insaturadas = Nesta categoria estão as gorduras essenciais ou EFAs( essencial fatty acids) do inglês. Tal é a importância desta gordura para a saúde e para os fisiculturista que iremos dedicar um momento especial a elas.



  • As Gorduras Essências são gorduras de cadeia longa e polissaturadas. Tal como os outros nutrientes essenciais( vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, etc), as gorduras essenciais ou EFAs devem ser supridas pela dieta, porque o corpo humano não as pode fabricar. São fonte de gorduras essenciais as oleoginosas, tais como castanhas e nozes, sementes, óleos de peixe e óleos vegetais não processados. Existem dois tipos de EFAs : Ácido Linoleico(LA), que é um ácido graxo ômega 6 e Ácido Alpha-Linolenico(LNA), que é um ácido graxo ômega 3. Através destes dois ácidos graxos, o corpo humano pode fazer(através da ação de diferentes enzimas) defeirentes tipos de ácidos graxos os quais são utilizados para inúmeras funções fisiológicas que mantêm ou melhoram a saúde e a performance. Dentre elas :

  1. Os EFAs têm a capacidade de aumentar a oxidação de gorduras, ou seja, Gordura queimando gordura !
  2. Aumento de VMB
  3. Baixa na taxa de colesterol plástico
  4. Aumento da sensibilidade à Insulina
  5. Produção de Energia
  6. Transporte de Oxigênio
  7. Produção de Hemoglobina e outros.

- Agora que Você já aprendeu os tipos de gorduras, as que são benéficas e as que são maléficas para a nossa saúde, cabe a você saber separá-las e incluí-las em sua dieta para que elas possam lhe ajudar no controle do seu peso, para que você possa alcançar seus objetivos e metas !

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