sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Que São Fibras ?

Quais os reais benefícios das fibras para saúde? Quais são as melhores fontes para uma dieta saudável? Qual o papel das fibras na prevenção de doenças como câncer, diabetes e doenças do coração? Aqui estão reunidas informações para elucidar estas e outras questões com impacto direto em sua saúde.






O que são fibras?

Conceito: Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. São cadeias de açúcares que não podem ser quebradas pelo sistema digestivo, passando intactas pelos intestinos sem serem absorvidas.

As fibras são classificadas em dois tipos: Solúveis ou insolúveis em água. Estas diferenças são importantes, pois estão relacionadas ao efeito das fibras no risco de desenvolver certas doenças

As recomendações atuais são que uma pessoa ingira pelo menos 20 gramas de fibras por dia, sendo que aqui não estão inclusos suplementos artificiais de fibras.Quanto mais calorias uma pessoa ingere por dia, mais fibra seu organismo necessita.

Fibras alimentares são essenciais, mas não são nutrientes ?

As fibras alimentares não fornecem nutrientes para o organismo, entretanto são um elemento essencial na dieta. As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.

As fibras são muito importantes para a nossa saúde, mas as mesmas não são absorvidas pela organismo, elas agem como uma escova limpando o intestino, com isso faz com que a regulagem sejam feita de maneira correta, com a limpeza tudo o que o organismo não necessita são eliminados.

Quais são as principais fontes de fibras?

Alimentos ricos em fibras são frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos. A dieta ocidental tem sido pobre em fibras, em conseqüência da produção em massa de alimentos refinados associada ao consumo crescente de carne vermelha. Isto causou a disseminação de algumas das chamadas "doenças da civilização", como a constipação intestinal, a diverticulose e a diverticulite, as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 30 gramas de fibras. O brasileiro das grandes cidades ainda está longe desta meta, pois segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre é de aproximadamente 20 gramas.

Fibras podem ser utilizadas em programas de emagrecimento e perda de peso?

Especialistas sempre acharam que as fibras poderiam ser utilizadas no controle da obesidade pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Desta forma, elas dariam uma sensação de saciedade mesmo se ingeridas poucas calorias.

Mas parece que, além disso, as fibras reduzem a quantidade de calorias que você absorve dos alimentos. Pesquisadores na USDA Beltsville Human Nutrition Research Center em Maryland testaram 9 dietas com variadas quantidades de fibras e gordura. As pessoas que se alimentaram da dieta contendo mais fibras absorveram menos gordura e proteína do que aqueles que comeram poucas fibras.

Os pesquisadores afirmaram que dobrar seu consumo diário de fibras de 18 para 36 gramas ajudará a digerir 130 calorias a menos dos alimentos. Eles porém ainda não sabem explicar como isso acontece.


Prevenção de Doenças Graves

Com a limpeza é possível evitar vários tipos de doenças, além da perda de peso, reduz problemas para quem sofre muito com dor de cabeça.

As fibras também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diminuição do colesterol no sangue e intestino, prevenção de câncer no intestino grosso.

As fibras não são digeridas pelas enzimas, não possue calorias, nos precisamos consumir fibras para melhorar a nossa saúde e com isso uma garantia também para o bem estar, devemos consumir muita água para que as fibras possam funcionar corretamente.

Onde Encontramos a Fibra?

Existem 2 tipos de Fibras:

Solúveis e Insolúveis :

Solúveis: Aveia, farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, maçãs, morangos, framboesas.

Insolúveis: Pães integrais, cereais, cenouras, couves, casca de maçã.


-Observações Importantes sobre as Fibras :

- Devemos consumir fibras antes das refeições, com isso o nosso intestino vai sendo regulado para uma boa alimentação e absolvendo somente o que nosso organismo necessita.

-Cuidado com fibras antes da corrida : Alguns alimentos podem forçar o corredor a ter que procurar um banheiro no meio do treinamento. Se este for o seu caso, evite comer alimentos com muitas fibras antes do treino.



Um comentário:

  1. por que as fibras são importantes para o funcinamento do intestino?

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